Asset 5

Notícias

Bairrada prevê manter nível de produção na vindima em 2022

2022-08-25
Bairrada prevê manter nível de produção na vindima em 2022

"A Comissão Vitivinícola da Bairrada prevê manter o nível de produção na época da vindima deste ano, com uma produção de cerca de 181 mil hectolitros. A região registou um aumento na certificação de vinhos de 10%, no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período em 2021.

O presidente da Comissão Vitivinícola, Pedro Soares, explica que as condições climáticas ‘felizmente não tiveram grande impacto na nossa região. A consequência da pouca chuva e muito calor poderá evidenciar-se através de uma vindima mais precoce que o habitual”.

O responsável acrescenta ainda que "existe menor quantidade de água nos solos, no entanto, e atendendo à forte influência atlântica de que a Região beneficia, as manhãs mais frescas têm favorecido o desenvolvimento regular das uvas, pelo que podemos afirmar que a qualidade e quantidade dos vinhos da Bairrada se vai manter na vindima 2022/2023”.

Atualmente, a Região Demarcada da Bairrada, constituída por oito concelhos – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos – contabiliza cerca de 2 400 produtores de vinhos, que exploram quase mais de seis mil hectares de vinha.

Na Comissão Vitivinícola da Bairrada há cerca de 110 produtores inscritos, dos quais 84 colocam no mercado vinho com o selo de Denominação de Origem (DO) Bairrada ou IG Beira Atlântico.  A região produz mais de metade (53%) dos espumantes nacionais, sendo o mercado português o seu maior consumidor.”

Fonte: Diário de Coimbra

Ver todas as noticias