Asset 5

Notícias

Agricultores e suinicultores nacionais em alerta por causa do aumento descontrolado das populações de javalis

2019-03-07


O aumento descontrolado das populações de javalis e o consequente aumento dos prejuízos na agricultura e na suinicultura, um pouco por todo o país, têm motivado vários encontros nos quais se procuram encontrar soluções práticas para o problema.

O número exagerado destes animais nas zonas agrícolas e florestais, deverá levar à implementação de medidas, como se de uma praga se tratasse. Este descontrole, em algumas zonas, está a colocar as autoridades em alerta máximo, pois o risco do reaparecimento da peste Suína Africana é real.

Os agricultores consideram que, paralelamente, tem que ser criada uma medida excecional no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), com um concurso específico que permita o financiamento da instalação de cercas adequadas, que possibilitem minimizar os prejuízos provocados pelos javalis. A forte penalização dos agricultores e um enorme risco sanitário para a suinicultura nacional são argumentos suficientes per si para os profissionais da área exigirem medidas musculadas e rápidas para a mitigação deste problema.

Ver todas as noticias