Asset 5

Notícias

O impacto da Covid-19 na produção nacional

2020-05-25
O impacto da Covid-19 na produção nacional

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de maio, publicado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE),  em abril foram observadas nas regiões fronteiriças algumas dificuldades na compra de palha e rações industriais, habitualmente provenientes de Espanha, devido às restrições de circulação provocadas pela pandemia de Covid-19.

Por outro lado a adoção do código de boas práticas para a realização das operações agrícolas está a ter, na fase inicial de adaptação, impacto negativo sobre a produtividade do trabalho.

Em março, assistiu-se a um aumento do volume de abate de aves e de gado, muito devido ao aumento da procura de carne. Este aumento, particularmente no caso dos suínos, foi conseguido exclusivamente à custa do abate de animais mais pesados, já que as categorias animais mais leves, destinadas sobretudo ao setor da restauração, foram fortemente penalizadas com o seu encerramento.

O aumento do consumo das famílias fez igualmente disparar a produção de ovos de galinha para consumo, que aumentou em 14,3%, e aumentar o volume de produtos lácteos em 1,7%. Em contrapartida, registou-se uma diminuição significativa das capturas de pescado em março, registado em menos 34,1%.

Fonte: Agronegócios

Ver todas as noticias