Asset 5

Notícias

Inovação e Competitividade no Fórum "Conversas de Agricultura" na Agro 2019 em Braga

2019-03-29

A Agrogarante, ao longo dos últimos anos, tem marcado presença na Feira AGRO, Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação que decorre em Braga. Esta é a principal feira agrícola do país organizada no Norte de Portugal e integra a elite das feiras representadas na UFI (União de Feiras Internacionais) e Eurasco (Comité Europeu de Sociedades Agrícolas e Organizadores de Feiras). Assim, é num ambiente característico que a AGRO 2019 se desenrola, sendo certo que este certame tem na sua longevidade uma das garantias da sua relevância enquanto montra da agricultura portuguesa. Este ano não foi exceção. A Agrogarante marcou presença com stand próprio promovendo a sua marca e os seus produtos.

Foi no dia 28 de Março, dia da inauguração da Feira, que a Agrogarante promoveu mais um dos seus Fóruns "Conversas de Agricultura”, em pleno Altice Forum Braga.

Numa sala praticamente esgotada, a Administração da InvestBraga, empresários do setor, Instituições de Crédito, Associações Empresariais, Organismos Públicos e parceiros institucionais tiveram a oportunidade de ouvir os diversos intervenientes sobre o tema "Inovação e Competitividade”.

Na sessão de abertura, o Administrador da Sociedade, Carlos Oliveira, salientou que o Minho é uma região onde o setor primário se destaca e assume um papel de relevo, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da região e do país. Acrescentou ainda que os vários subsetores têm crescido e evoluído de forma bem visível nos anos mais recentes, não obstante as várias crises que têm assolado o país. Afirmou, por fim, que este crescimento é fruto do trabalho e da iniciativa de todos, dada a crescente competitividade e aposta na inovação que são uma realidade nos dias de hoje.

Carlos Oliveira

 

A Presidente do Conselho de Administração da SPGM, Beatriz Freitas, afirmou que sem empresários que apostem na inovação, não se pode ter esperança num setor competitivo e "sobreviver” num mercado cada vez mais sofisticado e exigente. O setor agrícola, em específico, depende da nossa sustentabilidade económica, financeira e sobretudo ambiental. Todavia, é já visível que um número crescente das empresas do setor se capacitaram desta realidade introduzindo nova tecnologia e inovação nas suas produções por forma a acompanhar a evolução necessária e ultrapassar todos os constrangimentos a que estão sujeitas.  

A Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, lançou um desafio às empresas agrícolas. Desafiou-as a apostarem na inovação, salientado que esse passo é essencial para crescerem e competirem, quer no mercado interno, quer no mercado externo/internacional. Ressalvou que as empresas interessadas em inovar podem aceder aos apoios do Ministério Público, através do programa do Desenvolvimento Rural 2014-2020.



Carla Alves, José Coutinho, Carlos Oliveira, Beatriz Freitas

Carla Alves considerou todavia, que a agricultura no Norte do país, nos últimos anos, tem conseguido ultrapassar muitas dificuldades tais como as alterações climatéricas, as crescentes exigências dos consumidores e ainda a obrigatoriedade de adoção de práticas que respeitem o meio ambiente e que, naturalmente, têm implicações ao nível de maiores custos, alterações nas estruturas produtivas, etc. A superação destes desafios está diretamente ligada  a uma produção sustentada, inovadora e cada vez mais eficiente.

Ainda na sessão de abertura, José Coutinho diretor da InvestBraga, assinalou a tradição e o compromisso forte da AGRO com o setor agrícola no Norte e afirmou que o sucesso desta feira só é possível graças ao envolvimento dos vários parceiros, os quais têm permitido desenvolver e fazer sobressair o que de melhor as feiras têm apresentado e representado!

 

O Diretor Comercial da Agrogarante, Artur Mendes,  apresentou as Garantias e os Instrumentos Financeiros para o Setor Primário, ferramentas que contribuem e possibilitam a aposta na inovação e a competitividade do Setor. Em Braga, foram já emitidos mais de 70 milhões de euros em garantias, sendo de esperar que este valor continue a crescer em ritmo acelerado no decorrer de 2019. 

Casimiro Alves, Justino Soares, Manuel Loureiro, Jorge Reis, Vítor Araújo, Rogério Lourenço

  

Um dos momentos altos deste Fórum centrou-se no debate que surgiu na "mesa redonda” na qual alguns protagonistas do setor tiveram a oportunidade de expor as suas experiências e o seu know how sobre a "Inovação e Competitividade” no Setor. Foram trocadas várias experiências e lançados alguns desafios. O "público” correspondeu não deixando "fugir” a oportunidade de ter respostas e apreender outras realidades que podem constituir uma mais valia para os seus negócios. Com a moderação de Jorge Reis, Diretor Executivo da Revista Frutas, Legumes e Flores, estiveram presentes Casimiro Alves, Presidente do Conselho de Administração da Vercoope, Justino Soares, Administrador da Quinta do Crasto, Manuel Loureiro, Presidente do Conselho de Administração da Fagricoop, Rogério Lourenço, Sócio-gerente da LouroFood e Vítor Araújo, Presidente do Conselho de Administração da Kiwi Greensun.

A Sessão de encerramento esteve a cargo de José Fernando Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante, que realçou que o intuito da Agrogarante com este tipo de iniciativas é escutar os anseios e as dificuldades das empresas e propor soluções em parceria com a banca de modo a financiar as atividades existentes mas também novas atividades que pretendam iniciar para desenvolver e modernizar os seus negócios. A função da Agrogarante é estar junto dessas empresas, ajudá-las a inovar e dar-lhes uma resposta o mais rápido possível, só desta forma é que se pode criar confiança e laços com as empresas.

José Fernando Figueiredo referiu ainda que é necessário conciliar três fatores para se poder arriscar na inovação, como sejam boas ideias, capacidade de conhecer o mercado e visão de futuro.




José Fernando Figueiredo


Esta iniciativa da Agrogarante culminou com uma montra de produtos que apresentou o que de melhor se faz na região. A Vercoope e a Quinta do Crasto com alguns dos seus vinhos, a Fagricoop com cogumelos, a Kiwi Greensun com Kiwis e a LouroFood com quatro tipos de queijo diferentes animaram o final do dia dando a conhecer alguns dos seus produtos a todos os presentes.

 

 

Ver todas as noticias