Asset 5

Notícias

Inovação e Competitividade no Fórum "Conversas de Agricultura" em Castelo Branco

2019-02-28

A Agrogarante inicia o ano de 2019 com o seu ciclo de Fóruns "Conversas de Agricultura”, com um novo tema: "Inovação e Competitividade”. O primeiro deste ciclo de Fóruns realizou-se no passado dia 26 de fevereiro, na cidade de Castelo Branco, no Centro de Empresas Inovadoras, CEI.

A Agrogarante teve o privilégio de contar com a presença da Administração do CEI, empresários do setor, representantes de Instituições de Crédito, Associações Empresariais, Organismos Públicos e parceiros institucionais que esgotaram a plateia!

João Pedro Borges, diretor do CEI, deu início à sessão de abertura, apresentando a "Inovação e Competitividade” como os lemas primordiais do trabalho desenvolvido no Centro de Empresas Inovadoras. Assegurou que não tinha quaisquer dúvidas que a cidade de Castelo Branco está pronta para abraçar este desafio também ao nível da agricultura.

Na sessão de abertura, o Administrador da Sociedade, Carlos Oliveira, salientou que a "Inovação e Competitividade” se encontram intimamente relacionadas e considerou que a inovação gera vantagens competitivas a médio e longo prazo e é essencial para a sustentabilidade das empresas. Ressalvou ainda que as empresas têm que encontrar o equilíbrio entre o presente e o futuro no que diz respeito a este tema que é um verdadeiro desafio para todas as empresas em particular para as empresas do setor primário.



Carlos Oliveira

De seguida, a Presidente do Conselho de Administração da SPGM, Beatriz Freitas, destacou  o setor da Agricultura como um  dos mais vastos da nossa economia, e perante a necessidade das empresas apostarem na  inovação e competitividade para crescerem e competirem com sustentabilidade tanto no mercado interno como nos mercados internacionais,  as sociedades de garantia mútua, igualmente, terão que se ajustar no modo de apoio ao financiamento.  

Por fim, e, ainda na sessão de abertura, o Diretor Regional Adjunto da Agricultura do Centro, Fernando Martins, apresentou a sua visão sobre a inovação no setor agrícola, explicando que as empresas têm enfrentado várias dificuldades ao longo dos últimos tempos que, todavia, se têm vindo a transformar em verdadeiros desafios que as obrigaram a alterar a sua visão sobre o setor e a gestão que era feita. Assim, fatores como  as adversidades climatéricas, as crescentes exigências dos consumidores e a obrigatoriedade de adoção de práticas que respeitem  o meio ambiente, têm levado a um aumento de produção sustentada, inovadora e "amiga” da natureza e a uma produção mais eficiente, permitindo desta forma dar resposta às exigências cada vez mais elevadas tanto dos consumidores, como dos próprios mercados, mais competitivos, como do respeito pela qualidade do ambiente.

 

João Pedro Borges, Carlos Oliveira, Fernando Martins, Vasco Cunha, José Fernando Figueiredo

Um dos momentos fundamentais neste Fórum da Agrogarante, esteve a cargo do seu Diretor Comercial, Artur Mendes, que apresentou as Garantias e os Instrumentos Financeiros para o Setor Primário, ferramentas essenciais para a inovação e a competitividade do Setor. A Agrogarante, no decorrer do ano transato, emitiu mais de 141 milhões de euros de garantias novas, apoiando 711 empresas e cinco mil postos de trabalho. Em Castelo Branco, no ano de 2018, as garantias emitidas ascenderam a 12,5 milhões de euros perspetivando-se um aumento considerável destes valores durante o ano 2019.

  

Um dos momentos altos deste Fórum centrou-se no debate que surgiu na "mesa redonda” na qual alguns protagonistas do setor tiveram a oportunidade de expor as suas experiências e o seu know how sobre a "Inovação e Competitividade” no Setor. Com a moderação de João Pereira, Diretor Executivo da Terra Projectos, estiveram presentes na mesa, Anabela Santos, Diretora Financeira da Serragel, Pilar Morais, Diretora de Gestão de Inovação e Intelligence do Grupo Frulact, Hélder Santos, Diretor Comercial da Damar, Mário Dias,Diretor Financeiro na A. Pires Lourenço & Filhos e Davide Calaveiras, Sócio-Gerente na David Calaveiras Madeiras Tratadas.

José Fernando Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante, encerrou o Fórum. Nas suas palavras, a região de Castelo Branco tem inequívocamente pessoas competentes, com ideias bastante válidas e que desenvolvem projetos igualmente válidos, devendo a aposta incidir na formação e na inovação para a fixação de pessoas neste território. José Fernando Figueiredo referiu ainda que é necessário conciliar três fatores para se poder arriscar na inovação, como sejam boas ideias, capacidade de conhecer o mercado e visão de futuro.


José Fernando Figueiredo

Esta iniciativa da Agrogarante culminou com uma montra de produtos que apresentou o que de melhor se faz na região. A Serragel com alguns dos produtos congelados (salgados) que coloca no mercado, o Grupo Frulact com duas bebidas de Pinacolada (sumo de ananás com pedaços de coco) e Citronada (sumo de limão e sementes de chia), a A. Pires Lourenço & Filhos com os seu presuntos e a Damar com quatro tipos de queijo diferentes animaram o final do dia dando a conhecer alguns dos seus produtos a todos os presentes.

 



Ver todas as noticias