Asset 5

Notícias

Casca de pinhão na base de sistema inovador para limpar águas residuais

2019-04-16

O prémio Wex Global 2019 – Inovação em Tecnologia foi atribuído a uma equipa da Universidade de Lisboa e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), pela produção sustentável de carvões ativados a partir de casca de pinhão e a aplicação deste material na remoção dos resíduos farmacêuticos, em estações de tratamento de águas residuais urbanas, no âmbito do projeto "LIFE Impetus”, financiado pela União Europeia.

A casca de pinhão surgiu como uma opção natural, dada a estrutura porosa e capacidade de absorção, aliada à abundância da matéria-prima devida á procura crescente do fruto no mercado.

Os resíduos de origem farmacológica devem ser controlados para não serem descarregados nos meios recetores, quando as águas residuais tratadas são descarregadas no destino final, seja nos rios ou no mar ou com fins de reutilização.

A investigação passou a fase de testes e o objetivo seguinte é a produção deste material à escala industrial, que não será feita em Portugal por não existir indústria com capacidade tecnológica para o fazer.


Ver todas as noticias