Asset 5

Notícias

UÉ desenvolve dispositivos para combater praga de insetos voadores

2021-02-10
UÉ desenvolve dispositivos para combater praga de insetos voadores

A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu três dispositivos para captura em massa de insetos voadores, em particular a mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae). Estes dispositivos funcionam em todos os regimes de plantação de olival (tradicional, intensivo e superintensivo). Em comunicado, a UÉ refere que os sistemas aguardam atribuição de patente europeia.

Foram concebidos dois modelos de estações de captura massiva, de forma cilíndrica, para serem colocadas verticalmente. Além disso, possuem duas extremidades abertas para maximizar a circulação do ar no interior. A abertura superior permite "a libertação fácil e eficiente dos voláteis atrativos, ao redor da armadilha, a uma distância de pelo menos 10 metros, assim como a fácil entrada dos insetos a capturar, atraídos por esses voláteis”. A retenção dos insetos é feita através de eletrocussão (modelo ‘Eletrocutor’) ou de placas cromotrópicas adesivas (modelo ‘Adesivo’).

As duas estações de captura apresentam um desenho externo semelhante. No entanto, uma possui um eletrocutor. Já a outra utiliza placas amarelas com adesivo. Para funcionar, são necessárias apenas 11 a 12 destas estações por hectare. Estes números são menores em relação às 57 armadilhas do tipo Olipe necessárias para o mesmo efeito.

Para além destes dois dispositivos, foi também criado um armadilha ‘Horizontal-tubular’. O dispositivo possui um corpo externo tubular e um esqueleto em espiral ou linear, sendo afixado horizontalmente. No seu interior é colocada uma solução atrativa volátil, adicionada com inseticida. Esta solução atrai os insetos, que morrem após ingeri-la. Para o funcionamento eficaz é necessário a instalação de 30 destas estações por cada hectare.

Fonte: Agroportal

Ver todas as noticias