Asset 5

Notícias

Subsetor Pêra

2022-12-02
Subsetor Pêra

A cultura da Pêra em Portugal detém uma importância significativa e estratégica no setor frutícola nacional. Em 2021, a área agrícola dedicada à produção de frutos frescos em Portugal ascendia aos 43.802 hectares, dos quais foram obtidas um total de 712.216 toneladas de frutas; a Pêra representou, respetivamente, 11.161 hectares (25,5%) e 225.359 toneladas (31,6%), ocupando assim o 2º lugar no total dos frutos frescos, logo a seguir à Maçã.

A produção de Pêra em Portugal assenta sobretudo na variedade da Pêra Rocha, variedade essa com muito boas características comerciais e grande vocação exportadora. Na última década, em praticamente todos os anos, Portugal exportou mais de 50% da Pêra que produziu, sendo a Pêra a principal exportação do setor frutícola. Como principais países de destino, comummente, aparecem países como Brasil, França, Reino Unido, Espanha e Alemanha, contribuindo esta cultura de forma positiva para o saldo da balança comercial, e tratando-se de cultura onde Portugal é autossuficiente.

Os principais pontos fortes que a cultura tem demonstrado nos últimos anos passam pelos crescentes níveis de produtividade registados (e consequentemente dos volumes de produção), pelo aumento sucessivo do peso que a produção certificada DOP "Pêra Rocha do Oeste” tem na produção total (em 2011 apenas 34,3% da produção total detinha certificação DOP, aumentando para os 67,2% em 2019), e pela elevada resistência que o fruto nacional revela face à conservação, transporte e manuseamento.

Download:Subsetor da Pêra(186.84 KB)
Ver todas as noticias