Asset 5

Notícias

Produzidas 725 mil toneladas de azeitona em Portugal em 2018

2019-09-18
Produzidas 725 mil toneladas de azeitona em Portugal em 2018

Em 2018 foram produzidas em Portugal cerca de 725 mil toneladas de azeitona e 1,1 milhões de hectolitros de azeite, revela o Millennium Agro News, publicação que conta com a colaboração da Agro.Ges. De acordo com a publicação, o setor é um dos que mais tem contribuído para o saldo positivo da balança comercial portuguesa e deverá continuar a crescer nos próximos anos, sobretudo devido ao olival intensivo e superintensivo instalado no Alentejo.

O Millennium Agro News refere ainda que, atualmente, existem 361 mil hectares de olival instalados no país, num total de 118 mil explorações. Em 2018, foram produzidas 725 mil toneladas de azeitona e 1,1 milhões de hectolitros de azeite, nos 486 lagares em laboração.

Em 2017, o volume de negócios da fileira atingiu os 1072 milhões de euros, com as exportações a atingirem os 579 milhões de euros. Além disso, nos últimos 20 anos, a área de olival em Portugal tem crescido cerca de 0,2% por ano.

"A expansão da área de olival em Portugal ao longo dos últimos anos tem ocorrido essencialmente na região de Alqueva (Alentejo), com recurso ao regadio e à instalação de sistemas de olival intensivo e em sebe (olival superintensivo). Existe uma área muito significativa destes novos olivais que ainda não entrou em velocidade cruzeiro, pelo que é esperado um aumento de produção média anual ao longo dos próximos anos”, diz ainda a publicação.

A publicação prevê ainda que o aumento da produção e de lagares na União Europeia se traduza num crescimento das exportações comunitárias em 3,3% até 2030, sobretudo, para os mercados asiáticos.

Fonte: Vida Rural

Texto: Ana Rita Costa

Ver todas as noticias