Asset 5

Notícias

Pragas e doenças nas vinhas? Tecnologia portuguesa vai antever esses problemas

2019-04-18

A portuguesa "Signinum Inovação” desenvolveu uma tecnologia multiespectral que permite controlar pragas e antever doenças nas vinhas.

Esta solução de imagem espectral é não-destrutiva e pode ser utilizada em diferentes amostras, desde plantas de reduzida dimensão até áreas de cultivo extensas.

A utilização desta tecnologia permite, em tempo real, controlar e antever problemas como carências nutricionais, pragas, doenças e o stress hídrico das culturas. Com esta solução os produtores conseguem monitorizar a cultura da vinha em tempo real e tomar decisões atempadas. É praticamente quase  como se falassem com as plantas!

No início de 2019 esta tecnologia venceu mais um projeto PT2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, que equivale a um financiamento de 800 mil euros.

O projeto FREND Platform X02 pretende ser uma plataforma centralizada para a aquisição, diagnóstico e armazenamento de informação, este projeto teve início a 1 de março de 2019 e terá a duração de dois anos.

Esta solução de análise multiespectral de diagnóstico, desenvolvida pela Signinum, começou por ser aplicada no tratamento do património cultural mas rapidamente evoluiu para outras áreas, sendo que a empresa aposta agora na área da agro-food e da indústria.




Ver todas as noticias