Asset 5

Notícias

Nova Estratégia da UE para as Florestas 2030

2021-07-12
Nova Estratégia da UE para as Florestas 2030

A União Europeia (UE) quer plantar três mil milhões de árvores no âmbito da sua nova Estratégia Florestal para 2030, integrada na Estratégia para a Biodiversidade 2030 e no pacote legislativo Fit for 55, o roteiro apresentado visa cumprir os objetivos do Green Deal. O objetivo desta estratégia apresentada em Bruxelas é promover a biodiversidade e, sobretudo, aumentar a capacidade de sumidouro de carbono do continente, com esta nova floresta projetada para o futuro a absorver mais gases com efeito de estufa. As propostas fazem parte dos esforços da UE para reduzir a poluição em pelo menos 55% até 2030 em relação aos níveis de 1990. Ao abordar conjuntamente os aspetos sociais, económicos e ambientais, a Estratégia para as Florestas visa garantir a multifuncionalidade das florestas da UE e destaca o papel central desempenhado pelos gestores florestais.

Esta estratégia pretende ainda:

- Aumentar o sequestro de carbono através de sumidouros e stocks reforçados

- Proteger as florestas primárias e de crescimento antigo

- Restaurar as florestas degradadas e manter a sua gestão sustentável

- Manter a biomassa lenhosa dentro dos limites da sustentabilidade

- Incentivar a utilização eficiente dos recursos da madeira, em conformidade com o princípio do uso em cascata

- Desenvolver regimes de pagamento aos proprietários e gestores florestais para a prestação de serviços de ecossistemas alternativos, por exemplo, através da manutenção intacta de partes das suas florestas.

As florestas são um aliado essencial na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Funcionam como sumidouros de carbono e ajudam-nos a reduzir os impactos das alterações climáticas, por exemplo, arrefecendo as cidades, protegendo-nos de grandes inundações e reduzindo o impacto das secas. Infelizmente, as florestas europeias sofrem de muitas pressões diferentes, incluindo as alterações climáticas.

A Estratégia para as Florestas define uma visão e ações concretas para aumentar a quantidade e a qualidade das florestas na UE e reforçar a sua proteção, recuperação e resiliência.

Fonte: ECO

Ver todas as noticias