Asset 5

Notícias

Investigadores do projeto OLEAdapt solicitam apoio de agricultores na recolha de dados

2022-03-31

"No âmbito do projeto "OLEAdapt – Estratégia de gestão de pragas para a resiliência e sustentabilidade da olivicultura face às alterações climáticas”, investigadores da Universidade de Évora estão a tentar recolher informações mais precisas sobre as áreas de distribuição das variedades de oliveira cultivadas em Portugal. Os investigadores apelam à ajuda de «todos» os agricultores e intervenientes ligados ao olival para a recolha de dados, a partir dos quais se pretende «desenvolver uma base de dados de distribuição geográfica das variedades cultivadas em Portugal».

Assim, solicitam o envio dos dados relativos às coordenadas geográficas dos olivais e respetivas variedades para o endereço de correio eletrónico oleadapt@uevora.pt.

Em alternativa, também pode ser preenchido um mapa com a localização dos olivais e respetivas variedades, através da plataforma desenvolvida pelos investigadores e disponível no endereço http://hlserver.cc.uevora.pt:3838/form/

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o OLEAdapt envolve a Universidade de Évora (líder do projeto), o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Segundo os promotores do projeto, «a informação partilhada pelos olivicultores permitirá aos investigadores ajudar a indústria do olival a adaptar-se melhor às alterações climáticas, aumentando a resiliência desta cultura», nomeadamente ao «transferir conhecimento sobre quais as variedades que os olivicultores devem apostar no futuro».

«Conhecermos a distribuição atual das variedades de oliveira vai ajudar-nos a perceber, através de projeções para o futuro e considerando o cenário de alterações climáticas, quais serão as variedades mais resilientes e quais serão aquelas em que se deverá apostar em cada região do país. Para isto, é indispensável o apoio dos olivicultores e entidades associadas», diz José Herrera, coordenador do projeto e investigador do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. Pode obter aqui e aqui mais informações sobre esta iniciativa, que teve início em janeiro de 2021 e termina em dezembro de 2023.”

Fonte: FLF

Ver todas as noticias