Asset 5

Notícias

INE: Aumento da produção de maçã e estagnação da pêra

2019-10-16
INE: Aumento da produção de maçã e estagnação da pêra

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE (Instituto Nacional de Estatística), a produção de maçã pode chegar às 340 mil toneladas, o maior aumento dos últimos 30 anos. A produção de pêra deverá apresentar resultados semelhantes à da campanha anterior.

Em relação à maçã, é expectável assistirmos a um aumento de produção face à campanha anterior nas principais regiões produtoras de maçã, ainda que de forma bastante mais expressiva em Trás-os-Montes, onde irá aumentar 65%. Tal justifica-se pelas condições meteorológicas favoráveis, pela realização atempada das regas e pela entrada em plena produção de novos pomares que contribuíram para aquela que deverá ser a maior produção de maçã desde 1986.

Quanto à pêra, a colheita já terminou, estimando-se que a produção seja semelhante à da campanha anterior. Os frutos apresentaram bom calibre e pouca carepa.

Registaram-se, uma vez mais e sobretudo nos pomares do Baixo Oeste, quantidades significativas de frutos afetados com estenfiliose, doença que geralmente evolui para podridões que conduzem à queda precoce do fruto ou impedem a sua comercialização.

Fonte: Agronegócios

Ver todas as noticias