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Exportações portuguesas de hortofrutícolas e flores duplicam numa década

2020-02-16
Exportações portuguesas de hortofrutícolas e flores duplicam numa década

As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram 105% desde 2010, passando de 780 milhões de euros (M€) no início da década para 1.600 M€ em 2019. Esta estimativa da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal foi divulgada durante o primeiro dia da Fruit Logistica, feira internacional anual do sector hortofrutícola que decorreu em Berlim, na Alemanha, de 5 a 7 de Fevereiro.

Criada em Dezembro de 2010, a Portugal Fresh promove desde 2011 uma presença conjunta regular de empresas portuguesas neste certame e na Fruit Attraction (que se realiza em Outubro, em Madrid, Espanha), além de presenças noutras feiras e vários tipos de ações. A associação sublinha que «ainda não existia uma estratégia de promoção conjunta» em 2010, que «a promoção conjunta de frutas, legumes e flores faz duplicar as exportações», que isso aconteceu «desde que a Portugal Fresh» foi criada e que, desde então, «as vendas nos mercados internacionais não pararam de crescer».

Segundo o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos de Andrade, «só este ano temos previsto um investimento em promoção externa na ordem dos 800.000 euros». «A evolução tem sido assinalável. Na primeira presença conjunta, em 2011, debaixo do chapéu da Portugal Fresh, 23 empresas contribuíram decisivamente para esta estratégia conjunta de promoção dos produtos do sector, garantindo a Portugal uma notoriedade e visibilidade nunca antes alcançadas. Na décima presença conjunta consecutiva, na maior feira de frutas e legumes do Mundo, os bons resultados nas exportações demonstram que a concentração da oferta, a criação de escala e a união de esforços na promoção internacional permite mostrar de uma forma mais assertiva e eficaz a capacidade produtiva do nosso País», afirma o presidente da Portugal Fresh.

Gonçalo Santos de Andrade acrescenta que «há um reconhecimento alargado dos principais clientes mundiais, de diferentes geografias, de que os nossos produtos têm características diferenciadoras, a nível da cor, sabor e aroma, e que os exportadores portugueses garantem produtos de elevada qualidade e segurança alimentar com um serviço muito profissional». Recorde-se ainda que a Portugal Fresh estabeleceu, desde 2016, o objetivo de atingir em 2020 um valor de exportações de 2.000 milhões de euros.

A nível de mercados, Espanha manteve-se como o principal destino dos hortofrutícolas e das flores de Portugal entre 2010 e 2019, destacando-se ainda, nesse período, a passagem da Alemanha de sétimo destino para quinto (como se pode ver nos quadros abaixo). A Portugal Fresh assinala vários mercados prioritários – Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Polónia, Bélgica, Brasil, Itália –, além de haver interesse em países como a Índia, a Indonésia ou a China.



Fonte: Frutas, Legumes e Flores
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