Asset 5

Notícias

Estudo: Formigas podem ser melhores que pesticidas para colheitas mais saudáveis

2022-08-26
Estudo: Formigas podem ser melhores que pesticidas para colheitas mais saudáveis

"Uma investigação internacional sugere que as formigas podem ser mais eficazes que os pesticidas na produção de alimentos, uma vez que são melhores a matar pestes, reduzir os danos nas plantas e aumentar o rendimento das colheitas.

De acordo com o The Guardian, a primeira revisão sistemática da contribuição das formigas para a produção de colheitas analisou 17 colheitas, entre elas citrinos, manga, maçã e soja, em países como Estados Unidos da América, Austrália, Reino Unido e Brasil.

"Em geral, com uma gestão adequada, as formigas podem ser controlos úteis de pragas e aumentar o rendimento das colheitas ao longo do tempo. Algumas espécies têm uma eficácia semelhante ou superior aos pesticidas, a custos mais baixos”, escreveram os investigadores no artigo publicado na revista científicaProceedings of Royal Society B.

A equipa brasileira analisou 26 espécies e descobriu que as estas funcionam melhor em sistemas agrícolas diversificados, como a agrofloresta (onde as árvores e as colheitas são cultivadas na mesma terra) e as colheitas à sombra, porque há mais locais de nidificação e recursos alimentares.

"O nosso estudo incentiva os agricultores a utilizarem práticas mais sustentáveis, como o controlo biológico fornecido por formigas e cultivo de colheitas à sombra como forma de as promover naturalmente nos sistemas de produção”, explica o investigador principal, Diego Anjos.

O papel das formigas na agricultura ainda não é totalmente claro, porque também podem ser um problema, uma vez que pragas como as moscas brancas, que produzem uma secreção açucarada, são geralmente mais comuns quando as formigas estão por perto. Tal acontece porque estas alimentam-se dessa secreção e por isso protegem essas pragas dos predadores. Os investigadores afirmam que práticas de gestão amigas da natureza, como fornecer uma fonte alternativa de açúcares podem interromper esta relação.

O trabalho analisou a maioria das espécies de insetos que são consideradas pragas em todo o mundo, abrangendo 30 espécies em 52 estudos. Os dados provêm de estudos que comparam grupos de plantas com formigas contra plantas onde elas foram removidas (mecanicamente ou quimicamente), o que indica fortemente que as formigas foram responsáveis pelas alterações observadas.”

Fonte: Agronegócios

Ver todas as noticias