Asset 5

Notícias

Especialistas procuram solução para as alterações climáticas na Cimeira do Clima no Porto

2019-03-08



As alterações climáticas são uma realidade com graves repercussões a vários níveis, entre eles na produção agrícola. O setor vinícola não é exceção e em 2018, foi criado o "Porto Protocolo”, que consiste num acordo internacional de compromisso entre empresas que têm como objetivo combater os problemas climatéricos na indústria do vinho e dessa forma evitar todos os constrangimentos associados aos mesmos.

A resposta não se fez esperar e o Douro, que tem sofrido particularmente com as constantes mudanças de clima, através da ProDouro, Associação de Viticultores da região, avançou com um projeto que já existe em França, que pretende prevenir a formação de granizo em maior quantidade, uma vez que os danos são irreparáveis para as vinhas nestes casos.

O Porto recebeu na passada quinta-feira a Cimeira do Clima, na qual especialistas afirmam que daqui a 20 anos não existirá vinho do Porto devido a alterações climáticas. Este tema foi debatido no último dia, na conferência "Climate Change Leadership Porto — Soluções para a Indústria do Vinho”, tendo Al Gore abordado o tema "Protocolo Porto — Um caso de otimismo na crise do clima”, apresentando medidas práticas que podem ajudar a combater aquele problema.

Ver todas as noticias