Asset 5

Notícias

CONVERSAS DE AGRICULTURA EM PONTA DELGADA

2018-11-16

O Hotel Marina Atlântico em Ponta Delgada recebeu, no passado dia 13 de novembro, cerca de 120 convidados para assistirem ao Fórum da Agrogarante "Conversas de Agricultura”, sobre "Sustentabilidade e Valor Acrescentado”.

Marcaram presença no Fórum empresários do setor, altos representantes de Instituições de Crédito, Associações Empresariais, Organismos Públicos, nomeadamente o Governo Regional da Região Autónoma dos Açores e demais parceiros institucionais. 

A sessão de abertura teve início com o Administrador da Sociedade, Carlos Oliveira, que realçou a importância da Região para o desenvolvimento e crescimento do setor primário e a participação da Agrogarante, através da maior proximidade dos seus parceiros e clientes, reforçada em 2016 com a abertura da Agência Açores, no Largo da Matriz.

Carlos Oliveira - Administrador Agrogarante

Também na sessão de abertura tomou parte António Gaspar, Administrador da SPGM, que reforçou igualmente a extrema importância da Região para o nosso setor de atividade e deu nota do papel fundamental da Garantia Mútua no apoio ao tecido empresarial. Por fim,  o Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura, abordou o crescimento sustentado a que se vem assistindo na Região nos últimos anos.

Após a Sessão de Abertura, Artur Mendes, Diretor Comercial da Agrogarante, apresentou as Garantias e Instrumentos Financeiros para o Setor Primário, anunciando o crescimento que se verifica na região. À data de realização do Fórum, mais de 6 milhões de euros de garantias haviam já permitido um financiamento superior a 9 milhões de euros, perspetivando-se um aumento considerável destes valores até ao final do ano.



O momento alto da tarde centrou-se no debate que surgiu na "mesa redonda” que discutiu os temas "Sustentabilidade e Valor Acrescentado”, contando com a moderação de João Pereira – Diretor Executivo da Terra Projectos Açores. Jorge Rita – Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Álvaro Cordeiro Dâmaso – Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bovinaçor, Filipe Pavão Rocha – Sócio-Gerente da Azores Wine Company, Hugo Garcez – Sócio-Gerente da Garces e Santos e César Pacheco – Presidente da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses deram os seus contributos, apresentando experiências valorosas e reconhecidos casos de sucesso na região.

O Fórum foi encerrado por José Fernando Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante, que mencionou a clara importância do setor para a Região, que alavanca e acrescenta valor e qualidade de forma permanente, sustentada e inovadora, por contraponto com o turismo que é naturalmente alvo de alguma volatilidade. José Fernando Figueiredo assumiu o compromisso de a Agrogarante fazer mais e melhor no apoio ao setor na Região Autónoma dos Açores.





Ver todas as noticias