Asset 5

Notícias

Análise Setorial - Subsetor Framboesa

2022-02-09
Caracterização e Enquadramento do Setor

A Framboesa é um fruto da framboeseira (Cucurbita spp), uma espécie de planta à família das Rosáceas e ao género Rubus L., o qual se encontra subdividido em 12 subgéneros, tendo o subgénero Idaeobatus, a que pertencem as framboesas, cerca de 200 espécies.  

As framboesas podem ser cultivadas ao ar livre ou em túnel.  Portugal não apresenta, na maioria das regiões, condições favoráveis à cultura da framboesa ao ar livre, por ter um verão caracterizado por altas temperaturas e baixa humidade relativa. Outro fator limitante é o insuficiente número de horas de frio durante o inverno, necessário para a quebra de dormência das plantas de framboesa.

Em Portugal existem 5 variedades que apresentam não só interesse a nível comercial, como também para as condições climáticas:

 A Kwelié uma variedade de framboesa de primocane que se adapta bem à produção na maioria dos climas e condições de crescimento. Destina-se à produção de frutos no período de primavera e outono. Framboesa de cor vermelho-alaranjado.

Imara é uma variedade de framboesa primocane, com altos rendimentos. Em Portugal tem forte apetência para a produção de outono/ inverno. O fruto apresenta uma cor vermelha bastante escura e brilhante, são de fácil colheita.

Adelita é uma variedade de framboesa primocane com elevado potencial produtivo, frutos grandes e muito uniformes. Em termos de produção, no caso de plantações de raíz em meados de maio, consegue-se uma produção em fins de setembro a dezembro. Se a poda for realizada em dezembro, consegue-se uma segunda colheita entre abril e maio.

Kwanza trata-se de uma variedade primocane com frutos de cor vermelho alaranjado Exclusiva da Multiberry, para a produção Nacional, e como tal apenas pode ser cultivada por produtores que contratualizem com esta empresa.

Maravilha variedade de framboesa primocane, muito produtiva, de frutos vermelhos, de bom tamanho e bom sabor, exclusiva da Driscoll’s, que pode ser apenas cultivada por produtores que contratualizem com esta empresa.


Download: Subsetor Framboesa(212.06 KB)
Ver todas as noticias