Asset 5

Notícias

28% da área de utilização agrícola em Portugal localiza-se em montanha

2020-05-27
28% da área de utilização agrícola em Portugal localiza-se em montanha

Portugal está em processo de atribuição da Designação Opcional de Qualidade (Optional Quality Term) para os "produtos de montanha”, um título atribuído pelo Euromontana, associação europeia multissetorial para cooperação e desenvolvimento de territórios montanhosos.

O Euromontana publicou, durante o mês de maio, um relatório com o tema "Implementation of the EU Optional Quality Term "Mountain Product" - Where do we stand from different Member States?", onde atualiza situação em 18 países europeus, incluindo Portugal.

O estudo conclui que 43% de Portugal é montanhoso e possui 28,7% da sua área de utilização agrícola nas montanhas e que 21,45% dos seus alimentos são produzidso em áreas montanhosas, representando 2,3% da produção de montanha da UE.

O Euromontana abrange organizações regionais e nacionais de montanha em toda a Europa, incluindo agências de desenvolvimento regional, autoridades locais, organizações agrícolas, agências ambientais, organizações florestais e institutos de investigação.

Fonte: Agronegócios


Ver todas as noticias