Asset 5

Notícias

Tema "Inovação e Competitividade" em destaque na FNA19

2019-06-18

No âmbito do ciclo de Fóruns da Agrogarante para 2019, foi realizado no decorrer da FNA19, na Sala Tejo do CNEMA, em Santarém, mais um Fórum "Conversas de Agricultura”, com o tema central "Inovação e Competitividade”.

Ao longo dos anos a Agrogarante tem marcado presença na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, com stand  próprio, e, este ano, no dia "aberto” da Feira, a 11 de junho, promoveu o seu 5º Fórum "Conversas de Agricultura” realizado no certame.

Numa sala esgotada, marcaram presença os representantes da banca, as associações e cooperativas e empresários do setor primário, que tiveram a oportunidade de ouvir diversos intervenientes falar sobre competitividade, que, é uma realidade no setor nos dias de hoje e a razão da contínua necessidade de inovar.

Na sessão de abertura, Carlos Oliveira, Administrador Executivo da Agrogarante, salientou o destaque que o setor primário tem ganho na atualidade, assumindo um papel de relevo e contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento da região e do país, sendo este crescimento fruto do investimento e resultado de uma aposta na inovação e na competitividade.

A evolução e o desenvolvimento das técnicas de produção, a melhorias nas cadeias de distribuição e a cada vez maior exigência na qualidade por parte dos consumidores têm sido os motores deste crescimento. Carlos Oliveira terminou levantando a seguinte questão aos presentes: "No último ano o que é que eu trouxe de novo para a minha organização?” Concluindo que ”provavelmente a resposta não será fácil, nem imediata, e, por esse motivo, estamos aqui hoje para debater o tema e ajudar a encontrar algumas respostas sobre "Inovação e Competitividade.”

De seguida, o Administrador da SPGM, Marco Neves, reforçou a extrema importância da Região para o setor de atividade e deu nota do papel fundamental da Garantia Mútua no apoio ao tecido empresarial português, destacando as linhas de crédito existentes que podem apoiar este setor e contribuir para a inovação das empresas.

 Por fim, a terminar a sessão de abertura, o Diretor Regional da Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, José Lacerda Fonseca, apresentou a sua visão sobre a inovação no setor agrícola, esclarecendo que fatores como as adversidades climatéricas, as crescentes exigências dos consumidores e a obrigatoriedade de adoção de práticas que respeitem  o meio ambiente, têm sido uma desafio constante para as empresas mas que ao mesmo tempo as levaram a inovar de forma "amiga” da natureza, gerando um aumento sustentado da produção e obrigando-as a alterar a sua visão sobre o setor e a gestão que era feita.



José Lacerda Fonseca, Carlos Oliveira, Marco Neves

O Diretor Comercial da Agrogarante, Artur Mendes, apresentou as "Garantias e os Instrumentos Financeiros para o Setor Primário”, ferramentas que contribuem e possibilitam a aposta na inovação e a competitividade do Setor. Artur Mendes salientou que em Santarém, no ano de 2018, as garantias emitidas ascenderam a milhões de euros, perspetivando-se um aumento considerável destes valores durante o ano 2019!

 Na "mesa redonda” os protagonistas do setor tiveram a oportunidade de expor as suas experiências e o seu know-how sobre "Inovação e Competitividade” no Setor, gerando um interessante debate. Com a moderação de João Pereira, Diretor Executivo da Terra Projectos, estiveram presentes na mesa, António Silvestre Ferreira, Administrador do Grupo Vale da Rosa, João Santiago, Diretor Geral do Grupo Santiago, Jorge Soares, Administrador do Grupo Campotec, Luís Vieira, CEO do Grupo Parras e Manuel Querido, Sócio-Gerente no Grupo Querido.





Jorge Soares, João Santiago, António Silvestre Ferreira, João Pereira, Luís Vieira, Manuel Querido

A Sessão de encerramento esteve a cargo de Carlos Oliveira, que afirmou a sua convicção na qualidade da produção portuguesa e destacou a nova era em que vivemos, a era digital, que se revela não apenas na produção do setor mas no próprio processo inovador de decisão e de relacionamento que assentará numa plataforma digital que agilizará todo o relacionamento com os clientes e a banca. Por fim, Carlos Oliveira destacou o papel fundamental dos Recursos Humanos da Agrogarante no papel que esta desempenha no apoio ao setor, notando que não seria possível apoiar diariamente novos projetos sem a colaboração dedicada e profissional da sua equipa. Encerrou este Fórum apresentando aos presentes os responsáveis pela organização do mesmo.

A Agrogarante finalizou esta iniciativa com uma montra de produtos, que apresentou o que de melhor se faz na região, e com um Networking Cocktail.


Ver todas as noticias