Asset 5

Notícias

Região demarcada da Bairrada celebrou o seu 40.º aniversário

2020-01-24
Região demarcada da Bairrada celebrou o seu 40.º aniversário

"A região da Bairrada é de longa data conhecida como produtora de vinhos de qualidade.” É esta a frase que se pode ler no primeiro parágrafo da portaria que, a 28 de dezembro de 1979, criou a Região Demarcada da Bairrada. Passaram, assim, 40  anos de uma efeméride que foi alvo da devida comemoração, no passado dia 14 de janeiro, na Curia, em Anadia.

 A festa, organizada pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), contou com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e aconteceu precisamente quatro meses depois da apresentação de uma nova identidade visual, materializada numa marca coletiva e identitária da região.

Pedro Soares, presidente da CVB, lembrou o percurso destes últimos anos, muitas vezes atribulado, mas acima de tudo singular e genuíno, prestando homenagem a todos os que têm vindo a defender e valorizar o território, as uvas e os vinhos produzidos na Bairrada.

A defesa do território e da marca Bairrada são de extrema importância para a comissão vitivinícola. "O sector do vinho é o único que suporta, verdadeiramente, a promoção contínua da marca Bairrada”, justifica Pedro Soares. "Nos últimos 10 anos, a consciência da importância de estarmos unidos em torno de uma marca coletiva tem sido muito maior por parte de todos e o facto de empresas, como as tradicionais caves, que apenas engarrafavam, passarem a ter vinhas e/ou controlo sobre as uvas fez com que também tenham de apostar de forma evidente na marca da região.”

Atualmente, a Região Demarcada da Bairrada: está situada entre os rios Vouga (a Norte) e Mondego (a Sul), e as Serras do Buçaco (a Oeste) e do Caramulo (a Este); é constituída por oito concelhos: Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos; e contabiliza 5.000 hectares.

Na Comissão Vitivinícola da Bairrada há cerca de 110 produtores inscritos, dos quais 84 colocam no mercado vinho com o selo de Denominação de Origem (DO) Bairrada.  A região produz mais de 50% do espumante nacional, sendo o mercado português o seu maior consumidor, seguido do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América. Os números de 2019 são positivos, apontando para um crescimento em certificação, preço médio do vinho espumante transacionado e preço das uvas. Em 2019, a Bairrada produziu mais de 21 milhões de litros de vinhos, espumantes e tranquilos. Houve uma quebra de 15% na produção de brancos e de 5% de tintos, mas "foi compensada pela qualidade”, afirma Pedro Soares.

A produção de espumantes na Bairrada regista uma quota de mercado de mais de 50%. O incremento deste produto também está associado ao projeto Baga Bairrada, fundado em 2015, com o objetivo de valorizar, demarcar e autenticar a Baga, a casta emblemática da região e, ao mesmo tempo, evidenciar a diferenciação dos espumantes Bairrada, no sentido de assegurar o crescimento dos chamados Blanc de Noirs.

Fontes: Aveiromag e Grande Consumo
Ver todas as noticias