Asset 5

Notícias

Medidas de contingência aprovadas pelo Parlamento Europeu para amenizar o Brexit

2019-04-01

O Parlamento Europeu aprovou uma série de medidas de contingência destinadas a reduzir e conter o impacto inerente da saída britânica da União Europeia sem acordo, ou seja, sem um enquadramento legal previamente estabelecido. Entre os setores abrangidos por estas medidas estão os transportes, o programa Erasmus, segurança social e pescas.



As propostas que foram aprovadas no dia 13 de Março integram o plano de contingência proposto pela Comissão Europeia para diminuir os efeitos de um Brexit sem acordo, designadamente para proteger "interesses vitais dos cidadãos e das empresas". 

Esta votação decorreu depois do parlamento britânico ter chumbado uma segunda versão do negociado entre Londres e Bruxelas, isto apesar de ter conseguido cedência da UE para acrescentar três documentos ao acordo de saída inicial com garantias legais acerca da natureza temporária do backstop para evitar controlos alfandegários na fronteira.
Os deputados britânicos irão votar uma eventual saída sem acordo que se for chumbada abre a porta a nova votação a decorrer na quinta-feira, na qual poderão decidir pelo adiamento do Brexit. 
Na sequência do chumbo, Michel Barnier, o líder da negociação do lado europeu com o Reino Unido, afirmou que agora a UE tem de acelerar a preparação para uma saída sem acordo.


Ver todas as noticias