Asset 5

Notícias

Fórum Agrogarante “Conversas de Agricultura” em Beja!

2019-09-23
Fórum Agrogarante “Conversas de Agricultura” em Beja!

Após a inauguração da nova Agência em Beja, a Agrogarante realizou, da parte da tarde, um Fórum sob o tema "Inovação e Competitividade”, na EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.

O Fórum teve o privilégio de contar com a presença da Administração da EDIA, da Administração da SPGM, empresários do setor, representantes de Instituições de Crédito, Associações Empresariais, DRAP e outros Organismos Públicos e parceiros institucionais, que constituíram uma plateia dinâmica e interativa com mais de 120 participantes.

Na sessão de abertura participaram José Fernando Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante, António Gaspar, Administrador da SPGM, José Pedro Salema, Presidente da EDIA e José Calado, Diretor Regional da DRAP Alentejo.

De seguida, o Diretor Comercial da Agrogarante, Artur Mendes apresentou o tema "Instrumentos Financeiros” com os muitos e variados produtos que a Agrogarante disponibiliza ao setor e Pedro Santos, Diretor Geral da Consulai abordou com muita clarividência as "Tendências do Setor Primário”.

O tema central, "Inovação e Competitividade”, teve como protagonistas na "mesa redonda” representantes de empresas que são casos de sucesso do setor. Com a moderação de João Pereira – Diretor Executivo da Terra Projectos, participaram no debate António Silvestre – Administrador Vale da Rosa, Fernando Rosário – Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola Beja e Brinches, Manuel Bio – Administrador do Grupo Encostas do Alqueva, e Pedro Marques – Diretor Executivo do Grupo Marques Agro Gião, tendo a oportunidade de expor as suas experiências e o seu Know-How.

Carlos Oliveira, Administrador Executivo da Agrogarante, antes de encerrar o Fórum, apresentou as suas conclusões sobre o mesmo:

O Presidente da Agrogarante, José Fernando Figueiredo, teve o privilégio de anunciar a inauguração da nova Agência da Agrogarante em Beja após enquadramento do Fórum; António Gaspar, Administrador da SPGM, apresentou, com propriedade, o panorama atual do Sistema Nacional da Garantia Mútua; o Presidente da EDIA, José Pedro Salema, esclareceu os presentes quanto às capacidades do Alqueva, revelando alguns números no que toca a área de regadio e o Diretor da DRAP do Alentejo, José Calado, "fechou” a sessão abertura do Fórum com várias notas sobre o crescimento do setor primário e a sua necessária sustentabilidade.

Relativamente às "Tendências do Setor Primário”, Pedro Santos, Diretor Geral da Consulai, destacou o problema da falta de mão-de-obra, da organização da produção, da incapacidade de comunicação do setor e, de forma mais abrangente, a sustentabilidade e o ambiente. Mostrou ainda preocupação com a diminuição de verbas no novo PDR e a necessária complementaridade com os Instrumentos Financeiros.

Na mesa redonda, o tema da inovação foi amplamente debatido com a moderação ativa do João Pereira e, para além das experiências reveladas por cada um dos intervenientes, foi consensual o destaque dado à necessidade de formação dos trabalhadores e criação de condições de trabalho adequadas que permitam assegurar a qualidade dos produtos.

De facto, um dos pontos-chave abordados neste Fórum foi a dificuldade de comunicação do setor e as consequências nefastas que a desinformação está a causar e que serão agravadas no futuro.

É necessário mudar rapidamente esta matriz e acabar com a desorganização que grassa no setor primário. É fundamental comunicar e comunicar bem!

Este Fórum atingiu os objetivos a que se propunha ao dinamizar um debate ativo e elucidativo para um elevado número de participantes.

A Agrogarante finalizou esta iniciativa com um Networking Cocktail e uma montra de produtos na qual as empresas do painel apresentaram o que de melhor se faz na região.

Ver todas as noticias