Asset 5

Notícias

Divulgação Setorial - Subsetor da Cenoura

2020-02-18
Divulgação Setorial - Subsetor da Cenoura

Caracterização e Enquadramento do Subsetor

Portugal possui uma grande variedade de produtos hortícolas, que podem ir desde os legumes mais comuns a qualidades de vegetais que só podem ser encontradas no nosso país, sendo os produtos hortícolas já exportados em grande escala. A cenoura, a batata e as couves são alguns dos produtos hortícolas mais exportados por Portugal, e países como o Reino Unido, Alemanha, França e Espanha os que mais compram vegetais portugueses.

Dentro do setor dos Produtos Hortícolas, o subsetor da Cenoura possui alguma relevância: de acordo com dados do INE, no ano de 2018 a superfície agrícola destinada à produção de hortícolas foi de 33.660 hectares, dos quais 1.720 hectares (5,1%) eram ocupados pela produção de Cenoura. Também no ano de 2018, das 419.769 toneladas de produtos hortícolas exportados, cerca de 18.618 toneladas (4,5%) foram de Cenoura.

A cenoura é uma das hortaliças mais populares do mundo. Em termos de clima, cresce melhor com temperaturas entre 16ºC e 22ºC, embora existam cultivares adaptadas a temperaturas um pouco mais altas. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 7ºC, e temperaturas acima de 30ºC podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes. Em termos de luminosidade, cresce melhor em condições de alta luminosidade (com sol direto ou sombra parcial), e no que respeita ao solo precisa de ser cultivada num solo sem pedras e outros detritos. Necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, sob pena do apodrecimento das raízes ou surgimento de doenças
Download:Subsetor Cenoura(1.25 MB)
Ver todas as noticias