Asset 5

Notícias

CONVERSAS DE AGRICULTURA EM FARO

2018-12-18

A Agrogarante termina o ano de 2018 com mais um Fórum "Conversas de Agricultura”, sob o tema "Sustentabilidade e Valor Acrescentado”, realizado no passado dia 13 de Dezembro na cidade de Faro, no Hotel Faro & Beach Club.

O evento teve "casa” cheia e a Agrogarante teve o privilégio de contar com a presença de vários empresários do setor, representantes de Instituições de Crédito, Associações Empresariais, Organismos Públicos e parceiros institucionais. 

Na sessão de abertura o Administrador da Sociedade, Carlos Oliveira, teve a oportunidade de apresentar as razões pelas quais considera esta região como um dos grandes pilares para o desenvolvimento e crescimento do setor primário e destacou a importância da participação e presença da Agrogarante, nomeadamente através da maior proximidade dos seus parceiros e clientes, para a realização deste fito.

Beatriz Freitas, Carlos Oliveira, José Graça

De seguida, a Presidente do Conselho de Administração da SPGM, Beatriz Freitas, reforçou igualmente a extrema importância da Região para o setor de atividade e deu nota do papel fundamental da Garantia Mútua no apoio ao tecido empresarial português.

Por fim, e, ainda na sessão de abertura, o Senhor Diretor Regional Adjunto da Agricultura do Algarve, José Graça, apresentou a sua visão sobre o crescimento sustentado a que se vem assistindo na Região nos últimos anos.

Um dos momentos essenciais neste Fórum da Agrogarante, esteve a cargo do seu Diretor Comercial, Artur Mendes, que apresentou as Garantias e os Instrumentos Financeiros para o Setor Primário, ferramentas essenciais para o crescimento sustentado deste setor. À data de realização do Fórum, mais de 2,5 milhões de euros de garantias haviam já permitido um financiamento superior a 4,2 milhões de euros, perspetivando-se um aumento considerável destes valores até ao final do ano.


Este Fórum teve um dos seus momentos altos com o debate que surgiu na "mesa redonda” no qual alguns protagonistas do setor tiveram a oportunidade de expor as suas experiências e o seu Know-How sobre a "Sustentabilidade e Valor Acrescentado” neste setor. Com a moderação de João Pereira – Diretor Executivo da Terra Projectos, estiveram também presentes na mesa, João Bento – Sócio-Gerente da Madre Fruta, Inácio Valle – Administrador da Necton, Pedro Bastos – Sócio-Gerente da Nutrifresco e Didier Mercier– Diretor Financeiro na Frupor

José Fernando Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Agrogarante, realizou o encerramento do Fórum. Nas suas palavras, a região do Algarve é uma das mais importantes a nível nacional para o setor e reforçou a clara importância deste para a Região, que alavanca e acrescenta valor e qualidade de forma permanente, sustentada e inovadora. José Fernando Figueiredo assumiu o compromisso de a Agrogarante fazer mais e melhor no apoio ao setor na Região do Algarve.

José Fernando Figueiredo 

Esta iniciativa da Agrogarante culminou com uma montra de produtos que apresentou o que melhor a região faz. A Madre Fruta com framboesas, a Necton com flor de sal, a Nutrifresco com uma Chef que apresentou várias formas de confecionar salmonete e ostras e a Frupor com a apresentação dos seus vinhos e legumes embalados.

Ver todas as noticias