Asset 5

Notícias

Clima de consumo na Europa com ligeira subida em Maio

2020-06-19
consumo_agrogarante

Segundo o mais recente relatório da GfK, empresa de estudos de mercado de origem alemã, o clima de consumo na Europa teve um crescimento ligeiro durante o mês de Maio, fruto da retoma da atividade económica e das medidas de desconfinamento.

No mês de Abril as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir produtos/serviços sofreram uma queda drástica. Já no mês de Maio, o cenário mostrou-se um pouco diferente, com perspetivas económicas mais positivas.

As expectativas económicas são o indicador que apresenta o crescimento mais notável, ao subir 10 pontos em relação ao mês anterior. A República Checa e a Áustria registam as maiores subidas (+34 e +23 pontos, respetivamente). Em Portugal melhoraram bastante, com uma subida de 16 pontos, em comparação com os dados do mês anterior. Ainda assim, durante este mês, todos os países continuam a apresentar expectativas económicas negativas, muito provavelmente devido ao desconfinamento progressivo e à recuperação, ainda lenta, da confiança dos consumidores.

Quanto às expectativas salariais, este indicador também revela uma subida geral de 8 pontos para a Europa. A Bulgária registou a maior subida (+43 pontos), seguida de Portugal (+25 pontos) e da Polónia (+20 pontos). Neste indicador já existem países que apresentam expetativas salariais positivas como é o caso da Bulgária, da República Checa e da Hungria.

Assim como as expectativas económicas e salariais, também a predisposição para comprar teve um crescimento geral na Europa (+8 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar encontra-se nos +/- 0 pontos, enquanto a Grécia e a Polónia registam a maior subida em toda a Europa.

Fonte: Frutas, Legumes e Flores



Ver todas as noticias