Asset 5

Notícias

Biodiversidade e Agricultura: qual o ponto de equilíbrio?

2019-05-28

No passado dia 22 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Biodiversidade.

A Associação Nacional da Indústria para a proteção das Plantas (ANIPLA) afirmou a urgência de se encontrar um ponto de equilíbrio sustentável entre a biodiversidade e a agricultura.

Sendo necessário produzir cada vez mais alimentos, e de forma sustentável, a ciência, a tecnologia, a investigação e as práticas agrícolas têm hoje, obrigatoriamente, que caminhar de mãos dadas.

O setor agrícola tem como missão contribuir para a prosperidade económica e o bem-estar social, mas, simultaneamente, tem que proteger os recursos naturais, como o solo e a água e promover a biodiversidade. A ANIPLA alerta para o facto de vivermos hoje "uma época crítica, em que a perda da biodiversidade a nível global atinge valores sem precedentes: as alterações climáticas, a degradação de solos e habitats naturais entre outros fatores de ameaça têm um efeito devastador.” Como tal, há que refletir e apostar cada vez mais nas sofisticadas soluções tecnológicas que têm sido apresentadas à agricultura moderna.

O equilíbrio entre a proteção da natureza e a proteção agrícola é um imperativo nos dias de hoje, estabelecendo-se como o único caminho para garantir a sustentabilidade.


Ver todas as noticias