Asset 5

Notícias

Agrogarante marca presença na 36ª edição da Ovibeja

2019-04-29
A Agrogarante marcou presença, uma vez mais, naquela que é uma das maiores feiras agrícolas do país, a Ovibeja, que já vai na 36ª edição e que decorreu entre os dias 24 e 28  de abril, em Beja.
O stand da Agrogarante foi visitado, entre outros, pelos vários parceiros da banca e por inúmeros visitantes interessados em obter informações para novos projetos e negócios bem como os meios para  inovar os atuais. É de destacar um grande interesse em algumas  linhas de crédito tais como as Linhas Capitalizar + e  Capitalizar 2018, todavia, a Agrogarante teve também a oportunidade de informar os vários visitantes sobre os seus produtos mais específicos para o setor.


A Ovibeja nasceu em 1984 com uma exposição de ovinos num recanto da tradicional Feira da Primavera, num verdadeiro esforço de voluntariado. Os produtores reuniram-se com o objetivo de responder a alguns desafios da sociedade e do setor agrícola de então e também para criar uma associação, a ACOS - Associação de Criadores de Ovinos do Sul que, em 2012, mudou de designação para ACOS – Agricultores do Sul. Esta associação, a mesma que organiza todos os anos a já conhecida como a maior feira agrícola do país, tem vindo a aumentar e diversificar a sua área de atuação, num permanente esforço de atualização, de modernização e de resposta aos novos desígnios colocados aos seus associados, ao setor, à região e ao próprio País.



 José Fernando Figueiredo e Carlos Oliveira

Com o contínuo crescimento da feira e a sua valorização a nível nacional, no início dos anos 90, a Ovibeja alarga-se além-fronteiras, passando a ser denominada por "Expo-Internacional”. A feira continuou a afirmar-se progressivamente e, além de muitos outros fatores de sucesso, o nome Ovibeja é um dos que a diferencia dos restantes certames. Passou, por isso, a denominar-se simplesmente "Ovibeja”. 
Nesta 36ª edição, a feira ultrapassou os 300.000 visitantes o que revela a sua importância e consolidação junto do mercado a que se dirige. 
A Ovibeja, este ano, teve como tema principal, os impactos das alterações climáticas, as suas consequências para a agricultura e o papel dos agricultores como guardiões da biodiversidade, tema este que está na ordem do dia para todos os setores e que se impõe igualmente para o setor primário.

De facto, "não há agricultura sem homens nem homens sem agricultura”, os agricultores são um grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos, desenvolver e dinamizar o espaço rural de forma sustentável, e a Agrogarante pretende continuar mais próxima dos seus clientes e continuar a apoiar os seus projetos. 





Ver todas as noticias