Asset 5

Notícias

Agrária de Coimbra integrou projeto galardoado em França

2019-12-27

O DIVERSIFOOD (2015-2019) foi um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Horizon 2020, que visou enriquecer a biodiversidade cultivada, testando, renovando e promovendo culturas, espécies e variedades subutilizadas ou negligenciadas. Utilizando a abordagem multi-ator, apoiou a disseminação de uma nova cultura alimentar, baseada em alimentos diversos, saborosos e saudáveis. Teve como objetivo incorporar a diversidade na cadeia de fornecimento de alimentos e promover redes de múltiplos atores para fomentar sistemas alimentares locais de alta qualidade. Para atingir este objetivo, o próprio processo de investigação foi incorporado no seu contexto ambiental e social: descentralizado e participativo.

«No seio de uma sociedade que se move contra a natureza e não a seu favor, o projeto DIVERSIFOOD representa uma mudança de paradigma e também uma indicação de que existem alternativas ao sistema agrícola vigente. O seu reconhecimento ao mais alto nível revela não só o valor do conhecimento científico produzido, mas também a tradução em benefícios para a sociedade, o ambiente e toda a cadeia de valor.

A ESAC esteve envolvida quer no projeto DIVERSIFOOD, quer no projeto SOLIBAM FP7 (2010-2014), que o antecedeu e, de momento, muitas das atividades levadas a cabo no contexto destes projectos estão a ter continuidade nesta instituição de ensino superior através do projeto LIVESEED. «A participação da Escola em todos estes projectos tem-lhe permitido expandir os seus conhecimentos e, consequentemente, as suas linhas de trabalho, possibilitando-lhe ainda aumentar a qualidade da formação de jovens investigadores, bem como uma ligação mais coesa entre os elementos da cadeia de valor em agricultura biológica e de baixo consumo de fatores externos».

Refira-se que os projectos acima mencionados permitiram igualmente impulsionar um dos projectos pioneiros a nível mundial em melhoramento participativo, no qual a ESAC também colabora: o projeto VASO, cujo objetivo final é, através do trabalho em variedades de milho tradicionais, a obtenção dos melhores produtos para consumo humano, de entre os quais se destaca a broa.

Fonte: Frutas Legumes e Flores


Ver todas as noticias