Asset 5

Notícias

Tecnologia de ponta na rega reflete mudança na agricultura suportada pela inovação – DGADR

2022-10-20

"O recurso a tecnologia de ponta para a rega reflete uma mudança de paradigma no setor agrícola em Portugal, na última década, suportado pela inovação, mote da cimeira da AgroInovação, destacou o responsável da DGADR.

"O setor agrícola, na última década, efetuou das maiores transformações ao nível da incorporação da tecnologia. Hoje estamos a regar 82% mais com tecnologias localizadas de ponta. Isto significa que o setor está a incorporar as práticas tecnológicas mais eficientes”, apontou o diretor-geral da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Rogério Lima Ferreira, em declarações à Lusa.

Destaca-se a rega monitorizada eletronicamente, por exemplo, através de uma aplicação que controla a quantidade de água introduzida numa determinada planta.

Para a DGADR, este é o reflexo do caminho que a agricultura portuguesa tem feito na última década, desde logo, através da modernização das infraestruturas de regadio.

A inovação assume assim "especial importância” no que concerne à gestão da água, mas também da energia, através de novos sistemas de controlo mais otimizados.

"Hoje, quando estamos a fazer a rega, através de um conjunto tecnológico, só regamos na hora em que é necessário a planta ter água. É neste binómio tecnologia-sustentabilidade que a agricultura tem que fazer o seu caminho”, referiu.”

Fonte: Agroportal


Ver todas as noticias