Asset 5

Notícias

Projeto RAIA promove trabalho em rede entre os atores do setor agrícola de Portugal e Espanha

2024-02-29

 "O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço (entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal; e entre Cortegana e Cartaya, em Espanha) para trabalhar em rede e de forma complementar. Agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas unirão esforços para transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território ainda mais atrativo: trabalhando conjuntamente em novas oportunidades de negócio; e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e oportunidades que surjam no futuro.

A inovação é vista como um motor do desenvolvimento rural que estabelece vantagens competitivas, sendo, por conseguinte, uma das principais características da futura rede.

A realização de ações de formação conjuntas será́ um dos eixos deste projeto. Portugueses e espanhóis terão formação partilhada para resolverem problemas comuns, tendo a inovação agrícola nas zonas rurais como pano de fundo, e trabalhando em temáticas decisivas como: A gestão de projetos europeus; Os contratos públicos; Outros temas a decidir pela rede em função das necessidades dos intervenientes. O projeto inicia-se com a organização de 6 encontros.

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros 9 parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa POCTEP.”

→ Pode inscrever-se em: https://forms.gle/qug55Z93MtctrhWV9

As inscrições são gratuitas e obrigatórias.

Ver todas as noticias