Asset 5

Notícias

Preços globais dos alimentos já estão 17,9% abaixo do pico de março

2023-02-21
Preços globais dos alimentos já estão 17,9% abaixo do pico de março

"O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está 17,9% abaixo do seu pico máximo, registado em março de 2022 (depois da invasão russa à Ucrânia). Relativamente ao mês de dezembro, o índice desceu 0,8%, para os 131,2 pontos.

Segundo explicado pela FAO, a queda dos preços, em relação a março, é motivada em parte pelo acordo que desbloqueou a exportação dos cereais ucranianos.

Durante o mês de janeiro os preços da carne e do açúcar registaram pequenos aumentos. Ao mesmo tempo, os preços do óleo vegetal desceram 2,9%, decorrentes da fraca procura global de importações de óleos de palma e de soja e de amplas disponibilidades de exportação de sementes de girassol e óleos de colza.

Os preços dos cereais mantiveram-se essencialmente inalterados desde dezembro. Concretamente no trigo, caíram pelo terceiro mês consecutivo, tendo descido 2,5%. Para tal contribuiu a Austrália e a Rússia ultrapassarem as expetativas de produção. Já os ligeiramente mais elevados do milho decorreram de uma forte procura de exportações do Brasil e preocupações com as condições secas na Argentina.”

Fonte: Vida Rural


Ver todas as noticias