Asset 5

Notícias

Estudo sugere que bagaço de casta chardonnay pode promover saúde humana

2021-05-17

Um estudo da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) descobriu que o bagaço das uvas da casta chardonnaypossui uma riqueza de compostos que potencialmente podem ajudar a melhorar a saúde, assim como moléculas de açúcar denominadas oligossacarídos.

Os oligossacarídossão encontrados em várias plantas e animais, incluindo no leite materno humano. De acordo com a UC Davis, recentes avanços revelaram o vasto potencial deste tipo de moléculas na saúde intestinal."Ficámos surpreendidos com a diversidade dos oligossacáridos nas uvas de vinho chardonnay, incluindo a presença de elementos estruturais encontrados no leite materno”, disse a autora principal do estudo, Amanda Sinrod.

Já a investigadora Daniela Barile explica: "Até agora, o bagaço de chardonnay tem sido considerado como um subproduto da vinificação com pouco ou nenhum valor. Os primeiros resultados são encorajadores para que o bagaço possa ser uma fonte valiosa para os oligossacáridos e outros compostos que apoiam a saúde e a nutrição”.

Os oligossacáridos pareciam ser especialmente abundantes nas cascas de uva de vinho. Em pesquisas anteriores, os cientistas detetaram oligossacáridos no produto vitivinícola final, mas não em grandes concentrações. Os investigadores não incluíram vinho engarrafado neste estudo.

Atualmente, estão a explorar se os oligossacáridos funcionam de forma independente ou em sinergia com estes compostos bioativos para apoiar a saúde intestinal. A equipa está a estudar como as condições de cultivo, as colheitas e o processamento podem afetar o potencial de saúde dos resíduos de viticultura.

"Observámos diferenças significativas na abundância relativa e no tipo de oligossacáridos em diferentes partes do bagaço, pelo que é necessária uma investigação mais aprofundada para maximizar o seu potencial no design de produtos alimentares”, disse a cientista Amanda Sinrod.

Fonte Vida Rural

Ver todas as noticias