Asset 5

Notícias

Consórcio visa promoção e valorização do Vinho Verde

2024-02-12

No passado dia 29 de janeiro, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, foi celebrado um protocolo de cooperação entre oito entidades com o objetivo de promover e valorizar o Vinho Verde.

Juntamente com o Politécnico de Viana do Castelo participam no consórcio parceiros municipais, setoriais e da área da ciência e investigação. Estão contemplados: os Municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e a Barcos Wines - Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Os objetivos do protocolo passam pela identificação dos solos com maior aptidão vitivinícola do Vale do Lima, não só para a casta Loureiro, como também para outras castas. Posteriormente, serão analisadas as diferentes parcelas de terreno no que toca às condições climáticas e topográficas, por forma a identificar as práticas de produção que melhor se adequam com vista à obtenção da melhor e maior eficiência do uso do solo e da água.

Está prevista, ainda, uma atuação no controlo de pragas e doenças. Dar-se-á igualmente continuidade ao trabalho nas adegas, através da identificação de práticas enológicas.

Atendendo à importância de uma economia circular, está patente uma preocupação ambiental com o aproveitamento de subprodutos, como sobrantes de podas ou bagaços da uva após o seu esmagamento, materiais que poderão ser utilizados para outros fins em outras indústrias.

O Politécnico de Viana do Castelo irá colaborar com a NUTRIR-CISAS - Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar que conta com uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores peritos do território onde está enquadrado o protocolo.

Fonte: FLF

Ver todas as noticias